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O que é native ads e como planejar uma campanha de publicidade nativa

Descubra como elevar seus resultados em marketing digital a outro patamar de resultados. Os anúncios de publicidade nativa não atrapalham a experiencia do usuário fazendo com que ele navegue no seu site por livre e expontânea vontade

O que é native ads?

Native Ads é um tipo de anúncio online que se destaca por não ter um formato padrão de publicidade, aparecendo como um conteúdo destacado ou recomendado dentro de portais, sites e blogs relevantes, sem prejudicar a experiência do usuário.

Os anúncios de publicidade nativa geralmente aparecem como recomendações de conteúdo dentro de sites de notícia. Muitas vezes, por parecerem uma notícia, eles aparentam ser um conteúdo do próprio site.

É uma forma de entregar anúncios relevantes para determinado público em um contexto que não atrapalhe sua experiência.

Se pensarmos bem, esse tipo de publicidade é muito menos intrusiva do que banners, e tem o potencial para criar um valor real para os consumidores, já que aparecem na forma de conteúdo divertido ou informativo. Também permitem que a equipe de marketing crie uma conexão emocional com a audiência, coisa que os anúncios diretos não fazem.

Além disso, esse tipo de anúncio, ao contrário dos banners, serve para vários objetivos, como geração de Leads, assinaturas de email, compras etc., e também para aumentar o potencial de descoberta, awareness e consideração de uma marca ou de um produto.

Algumas pessoas acham que anúncios de Display e Native Ads são a mesma coisa, já que ambos os formatos são veiculados em portais. Mas existe uma diferença clara, principalmente em relação aos resultados: a taxa de cliques de um Native Ad costuma ser 10 vezes maior do que a do Display.

Veja alguns exemplos de como são exibidos os anúncios de publicidade nativa:

Como planejar uma campanha de Native Ads

A primeira coisa que você tem que fazer para planejar uma campanha de Publicidade Nativa é descobrir quem é seu público-alvo e criar uma ou mais personas, para que você possa desenvolver ofertas que interessem a ela(s).

Isso precisa ser feito para que você consiga criar uma comunicação direcionada para sua audiência e saber quais canais devem ser utilizados para alcançá-la. Por exemplo, se sua audiência costuma consumir conteúdos sobre bem-estar e saúde, anunciar em um portal que aborde esse assunto é uma boa ideia.

Definindo Metas e Estratégia

Depois de definir sua(s) persona(s), é hora de estabelecer quais são seus objetivos com a campanha de anúncios. Assim, você vai saber como escolher suas ofertas (veremos isso a seguir) e, depois que os anúncios já tiverem rodando, saberá como otimizá-los, se for necessário.

Entre alguns objetivos que você pode estabelecer, estão: gerar tráfego e novos usuários em escala (mostrar seu conteúdo em sites com muito tráfego tende a levar ao seu site parte desse tráfego), gerar mais conversões (conseguir mais Leads, downloads, inscrições e outros tipos de conversão e tráfego em sua Landing Page fará com que essas pessoas realizem a ação que você deseja) etc.

Seja qual for seu objetivo, seja o mais específico possível e quantifique sua meta. Por exemplo, se você quer mais visitantes e visualizações de página, quais números você quer? Qual é seu limite de CPA? R$20? R$50?

Não se preocupe se os seus objetivos mudarem ao longo do tempo. O importante é você lembrar que, neste caso, precisará atualizar sua estratégia com as novas metas.

Definindo sua oferta

Agora que você já definiu seus objetivos e sua estratégia, é hora de pensar qual será a oferta que você fará. Antes de tudo, você precisa entender em que estágio da jornada de compra suas personas estão, e quais ofertas se encaixam nestes casos. É preciso ter em mente que nem todas elas estão prontas para comprar, então você terá que pensar em outras ofertas que interessem a elas, como de conteúdo.

Para entender mais sobre a jornada de compra, leia nossos posts Jornada de compra: o que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital e Como criar conteúdos baseados na jornada de compra da sua persona e use nosso Gerador de Jornada de Compra.

No geral, dividimos as ofertas em dois tipos: diretas e indiretas. A diretas são aquelas que falam do seu produto ou serviço, como um pedido de demonstração, amostra grátis, consultoria gratuita, catálogo etc. Já as ofertas indiretas estão relacionadas ao seu mercado e aos problemas e interesses da sua audiência, mas não necessariamente ao seu produto. Um exemplo são os materiais educativos, como eBooks, webinars, infográficos etc.

Aqui, é muito importante entender que uma oferta direta trará Leads mais preparados, porém em menor quantidade e com um CPA (Custo por Aquisição) maior; já uma oferta indireta reduzirá o CPA e trará mais Leads, mas estes precisarão ser nutridos para avançarem até o momento de compra.

Para ajudar na escolha da oferta, veja o post 5 tipos de iscas para geração de Leads.

Segmentando seu Native Ads

Publicidade paga costuma ter formas de segmentação para gerar melhores resultados. O Google AdWords, por exemplo, usa a intenção de busca, enquanto o Facebook Ads usa informações sobre o usuário.

Já o Native Ads define sua segmentação por um algoritmo que considera diversos fatores sobre o usuário e sobre o contexto em que o usuário está. Alguns exemplos de fatores: geografia, contexto, fonte de tráfego, tendências de redes sociais etc.

Além disso, as plataformas de Publicidade Nativa costumam permitir que você escolha em que tipo de site você quer veicular seu anúncio. É como no exemplo que demos do público que acessa conteúdos sobre bem-estar e saúde: você pode criar uma segmentação para anunciar somente em portais relacionados a esses temas. Assim, seu anúncio será estatisticamente mais relevante para o usuário.

Alguns exemplos de segmentação:

Conheça as 3 principais plataformas de Native Ads que usamos

Taboola

Plataforma de Native Ads mais usada no Brasil e no mundo. Possui sites como MSN, Estadão e Terra no seu portfólio de sites, um dos maiores do país.

Outbrain

A Outbrain se destaca por incluir os sites das principais revistas da editora Abril no seu portfólio, como Veja e Exame.

UOL Ads

Com o UOL Ads você pode criar anúncios dentro do portal e sua vasta rede de sites, como Folha de São Paulo, RollingStone e Band.

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